ENTREVISTA: Como gastar menos com impressão

Imagine que você quer reduzir a quantidade de tinta que a sua impressora gasta. Que tal colocar furos na fonte? Estranho? Conheça o caso da Ecofont, por meio da entrevista com o Pedro Venturoli.

Pedro Venturoli 2

 

 

 

 

 

 

 

Nesta entrevista, você vai conhecer:

- O que é a Ecofont

- Quem são os clientes e por que eles compram

- Como funciona a parceria com a empresa estrangeira que criou a solução

- Como a Ecofont ganhou publicidade gratuitamente

- Ações de responsabilidade ambiental da Ecofont na América Latina

- Ideias de outras tecnologias que poderiam ser trazidas para o Brasil

Assista gratuitamente

Gabi Werner 10/04/2014 3:43 pm No Comments »
Tags: , ,

Indicadores burros geram decisões equivocadas

Colocar a sustentabilidade em prática não começa pela elaboração de grandes planos, mas por algo bem mais simples e necessário: implantar indicadores inteligentes, que gerem possibilidades de melhorias reais nos processos, tendo em vista as necessidades dos clientes, funcionários, comunidade ou o meio ambiente.

Você já se deparou com indicadores bem-intencionados, mas que geram decisões inúteis ou até mesmo contrárias aos objetivos esperados? Infelizmente, isso acontece o tempo todo.

Queremos aumentar a leitura nas escolas públicas? Vamos aumentar o acervo de livros nas bibliotecas em 20%. A questão é a aprendizagem contínua dos funcionários? Então vamos medir as horas de treinamento. A busca é por ecoeficiência? 10% de redução no consumo de água em todas as unidades de negócio. As pessoas pedem por respeito ao consumidor? A lei determina que os SACs atendam as ligações em menos de um minuto.

Graphs of financial analysis - IsolatedEm todos esses exemplos, são feitos investimentos de tempo, dinheiro e foco, e os indicadores podem ser alcançados. Apesar disso, os resultados esperados não são atingidos. Os 20% adicionais de livros não atraem mais pessoas para a biblioteca, as horas de treinamento não são parâmetro para a sua qualidade, 10% de economia de água costuma ser muito em algumas unidades de negócio e pouco em outras. Se pensarmos no atendimento do SAC em um minuto, a questão fica ainda mais evidente. Quem já não teve que falar com três ou quatro atendentes sem ter a questão resolvida ou precisou ligar várias vezes e ainda teve a ligação bruscamente interrompida? Indicadores burros geram decisões equivocadas, com sistemas de incentivos que não beneficiam as reais necessidades dos clientes finais daquele processo.

Conheça os 3 passos para estabelecer metas mais adequadas e melhorar os processos da sua empresa no artigo que escrevemos para o Portal da Endeavor.

 

Veja também:

ENTREVISTA: O lado egoísta do voluntariado

Sustentabilidade: o que a sua empresa perde sem ela

 

Gabi Werner 14/10/2013 4:24 pm No Comments »

Coca-Cola, Crianças e os Cavaleiros das Cruzadas

(Ecrianca_tatuadaste texto foi escrito por Marcelo Michelsohn no dia 17 de maio de 2013)

No dia 8 de maio de 2013 o CEO da Coca Cola, Muhtar Kent, anunciou 4 compromissos globais da empresa para contribuir para a construção de comunidades mais saudáveis, felizes e ativas:

1. Oferecer bebidas sem ou com poucas calorias em todos os mercados;
2. Oferecer informações nutricionais de forma transparente, apresentando a quantidade de calorias na frente de todas as embalagens;
3. Ajudar que as pessoas se movimentem, apoiando programas de atividades físicas em todos os países onde atuam;
4. Ter um marketing responsável, o que inclui parar de fazer propaganda para crianças abaixo de 12 anos no mundo inteiro.

O anúncio gerou vários comentários no mundo inteiro, uns aplaudindo a iniciativa como um bom começo, outros a criticando como greenwashing.

Continue lendo »

marciojappe 09/08/2013 5:59 pm 1 Comment »
Tags: , , ,

Engajamento com a Comunidade: 4 Desafios e 2 Ações

9368896946_a897d40c1e_bA integração da sustentabilidade no dia-a-dia da empresa inclui o relacionamento com a comunidade onde está inserida, o que, pelo menos no discurso, é algo considerado importante por muitos empresários. No entanto, há poucos casos onde este relacionamento ocorra de modo a realmente gerar engajamento. Na maioria dos casos, é comum uma comunicação institucional alheia às reais questões e necessidades da comunidade e algumas ações centradas em leis de incentivo fiscal. Identificamos 4 desafios específicos e bastante comuns para o engajamento com comunidades:

Continue lendo »

marciojappe 07/08/2013 6:46 pm No Comments »

Como um pensador sistêmico entende o que está acontecendo no Brasil?

ComplexidadeHoje de manhã não consegui trabalhar. Fiquei lendo as mensagens no Facebook sobre as manifestações. Muitas mensagens me levaram a ler textos e a ver vídeos. Fui ficando angustiado. De repente me veio a pergunta: “Como um pensador sistêmico entende o que está acontecendo aqui no Brasil?”. Tentei usar um pouco do meu conhecimento em pensamento sistêmico para refletir e tirar essa angústia do meu sistema.

 

Propriedades emergentes do sistema

Em primeiro lugar, ele diria que as manifestações são propriedades emergentes do sistema, ou seja, são materializações de uma série de relações complexas de causas e efeitos. Isso por si só acaba com os argumentos simplistas que tentam achar um ou alguns poucos motivos para os protestos. Quando procuramos um motivo, abrimos a oportunidade para polarização: concordo ou não concordo.

Continue lendo »

marcelo 21/06/2013 6:02 pm 2 Comments »
Tags: , , ,

ENTREVISTA: O lado egoísta do voluntariado

Qual é a primeira coisa que você pensa quando o assunto é voluntariado? Ajudar o outro? Contribuir para a comunidade?

Além dessas razões, várias empresas estão investindo em programas de voluntariado em busca de outros benefícios bem mais egoístas, como desenvolver competências nos funcionários a custos reduzidos e gerar orgulho de pertencer.

Abaixo, veja um trecho da entrevista com Andrea Goldschmidt, consultora especializada em voluntariado empresarial e fundadora da Apoena Sustentável. Depois clique aqui e confira a entrevista completa!

 

Assista na íntegra gratuitamente

 

Gabi Werner 11/06/2013 2:19 pm 2 Comments »
Tags: , ,

Sustentabilidade: o que a sua empresa perde sem ela?

puzzle

Já reparou como é comum encontrar a aba “sustentabilidade” nos sites das empresas? E que todas as grandes publicações de negócios, como Época Negócios, Exame e Fast Company, falam do tema com frequência, muitas vezes dedicando edições inteiras ao assunto?

Os exemplos ainda não são abundantes, mas a motivação para colocar a sustentabilidade em prática em áreas-chave do negócio está muito clara: torná-lo melhor e mais lucrativo.

Conheça 4 razões que chamam a atenção de CEOs e CFOs, por meio do artigo que escrevemos para o Portal da Endeavor.

 

Veja também:

Diga não à conscientização! 6 etapas para iniciar uma transformação

4 exemplos disruptivos para necessidades não atendidas

 

Gabi Werner 06/06/2013 10:14 am No Comments »
Tags: , , , , , , , , ,

Diga não à conscientização! 6 etapas para iniciar uma transformação

Se um consultor de sustentabilidade lhe oferecer um programa para conscientizar os funcionários como forma de iniciar o processo de mudança na sua organização, fuja!!! Você vai gastar dinheiro, tempo dos funcionários (que é dinheiro também) e os resultados serão ínfimos.614px-Prague-Marionette

Um cliente me contratou para analisar e dar feedback sobre sua estratégia de educação para sustentabilidade. O documento estava muito bem feito. Fiz uma conversa por telefone e perguntei o que aconteceria no dia a dia, depois que o funcionário tivesse participado do workshop de educação para sustentabilidade. Como seria o sistema de renumeração variável? Como a empresa definiria suas metas? Como seriam os processos de aprovação de novos produtos? Como seria o processo de compras?

Continue lendo »

marcelo 28/05/2013 9:12 am 1 Comment »
Tags: ,

Inovação Social, por Henrique Bussacos

O desenvolvimento do terceiro setor no Brasil, o surgimento do setor de negócios sociais, a modernização do setor público e o aumento do número de empresas atentas aos aspectos socioambientais de suas operações aumentaram a complexidade do setor social.

Com o crescimento do setor, vieram vários novos termos, como empreendedor social e inovação social. Empreendedor social é o nome deste site e pode ser definido como um agente de transformação da sociedade que empreende uma nova tecnologia social ou um novo empreendimento com fim social.

Henrique BussacosInovação é comum no mundo dos negócios, mas é menos utilizada no setor social.

No Hub, trabalhamos com esse tema desde 2005, em Londres, e, a partir de 2006, no Brasil.

Inovação social é uma nova solução para um problema social. Uma solução mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes, e que, prioritariamente, gere valor para a sociedade como um todo ao invés de beneficiar apenas alguns indivíduos.

Continue lendo este artigo originalmente publicado na Folha de São Paulo.

 

Henrique Bussacos é fundador do Hub São Paulo, atua como diretor-presidente da associação internacional de Hubs e uma vez por semana trabalha conosco no nosso “escritório compartilhado”. 

 

Veja também:

O que são negócios sociais?

ENTREVISTA: Alessandra França fundou um banco aos 23 anos

 

Gabi Werner 22/05/2013 2:53 pm No Comments »
Tags: , , ,

ENTREVISTA: Como gastar menos com energia

O consultor de energia e sustentabilidade Mario Benevides conta como é possível reduzir os custos empresariais com energia.

 

Veja alguns trechos:

Como pagar menos por energia na sua empresa?

 

Quem pode ajudar a melhorar a eficiência energética da sua empresa?

 

A conversa também tratou dos desafios energéticos do Brasil, das preocupações das empresas de energia com sustentabilidade e de oportunidades para startups.

Assista à entrevista completa!

 

 

Gabi Werner 16/05/2013 10:07 am No Comments »
Tags: , ,