O que as pequenas empresas pensam sobre sustentabilidade?

Há cerca de um mês o SEBRAE publicou um estudo sobre “o que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade“, resultado de pesquisa realizada com 3.912 empresários ao redor do Brasil. Entre outros dados interessantes, exploraremos alguns que chamaram a atenção.

O primeiro se relaciona com as oportunidades de ganhos relacionados à sustentabilidade. O estudo aponta que 79% dos empresários consultados acham que empresas com ações relacionadas ao meio ambiente atraem mais clientes. Entretanto, apenas 46% afirmam identificar a questão ambiental como uma oportunidade de ganho.

Uma das empresas que gerou ganhos com sustentabilidade – e cujo caso está disponível no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade - é o da lavanderia Prillav, de Rondonópolis (MT). Com a substituição de equipamentos de alto consumo por outros mais modernos, além de medidas tão simples quanto adoção de um sistema de secagem que aproveitava o clima quente da região, o empresário Paulo Gomes conseguiu reduzir os gastos com a manutenção dos equipamentos em 42%, o consumo de combustíveis em 36%, o consumo de água em 32% e o de energia elétrica em 20%. Em sintonia com o aumento de 8,8% na receita mensal, os ganhos foram significativos.

 

O que falta para que as oportunidades sejam identificadas? O que precisa ser feito para que estas oportunidades sejam convertidas em realidade?

 

O segundo ponto que chama a atenção é relacionado ao conhecimento sobre questões ambientais e sustentabilidade. Ao mesmo tempo que 77% afirma ter algum conhecimento sobre o assunto (12% “muito” e 65% “médio”), apenas 19% afirma saber da Rio+20, ou seja, 4 em cada 5 empresários consultados não sabem do que se trata a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas anteriormente. Os dois temas principais serão: i) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e ii) a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

O SEBRAE encerra o estudo dizendo que o “grande desafio para o Sistema Sebrae será o de trazer para o cotidiano dos pequenos negócios as práticas de gestão e conquista de mercados e consumidores por meio de ações, serviços e produtos sustentáveis.”

Para falar desse desafio, convidamos a Suênia de Sousa, coordenadora do Centro de Sustentabilidade do SEBRAE, para ser nossa próxima entrevistada. Inscreva-se para receber novidades por email e confira!


marciojappe 29/05/2012 11:23 pm
Tags: , , , , , , ,